Conheça o MRU

O MRU - Manual da Resistência Urbana - é uma rede integrada de mídia social educativa que utiliza diversas plataformas para promover a disseminação de conhecimento relacionado às questões urbanas.

Com a crescente urbanização no início desse século, novos problemas e conflitos surgiram no espaço urbano. Portanto, há uma maior necessidade de debater e encontrar soluções para esses novos desafios.

 

O manual foi criado com esse propósito, permitir que mais pessoas tenham acesso a informações básicas de educação cidadã e assim aumentar a participação nas discussões e tomadas de decisão nas cidades.

Foto: Clériston Santana. TV Bahia. 2020.

objetivos

O objetivo principal do MRU é popularizar conceitos e temas urbanísticos. É fazer com que mais pessoas que moram nas cidades entendam o que é esse fenômeno global de viver todo mundo junto, qual seu papel nele e como podem agir para ter uma melhor qualidade de vida, com responsabilidade social e ambiental.

 

Para atingir esse objetivo maior, precisamos cumprir algumas etapas, como usar as plataformas do MRU para disseminar informações confiáveis e ajudar a combater fake news. Essa é uma tarefa extremamente importante, considerando o contexto em que vivemos. Nosso compromisso é fazer uma divulgação científica com conteúdos verificados e certificados por professores, pesquisadores e especialistas.

12_08_2020_Ordenamento dos Ambulantes na

Foto: Jefferson Peixoto. PMS. 2020.

Outro passo a ser dado é dar espaço para que mais cientistas pesquisadores das temáticas urbanas possam mostrar a importância do seu trabalho. Queremos com isso reconhecer a relevância desses profissionais que dedicam seu tempo de vida para trazer soluções inovadoras para inúmeros problemas cotidianos presentes nas nossas cidades.

 

Com essas ações, esperamos que nossa rede seja a ponte para interação entre pessoas interessadas em criar um ambiente urbano mais democrático, mais criativo, mais justo. Um local de encontros e ideias. Mas não só isso, queremos ir além. Queremos incentivar mais pessoas a participar dessa construção, com a exposição de um conteúdo leve, com linguagem simples e amplamente consumível.

projeto_leptospirose.jpg

Foto: Marina Silva. Correio. 2019.

motivação

IMG_0966.jpg

O MRU se espelha em outras iniciativas de debater as questões urbanas já consolidadas, como o BR Cidades, o Observatório das Favelas, o Betoneira, o Pipoco, entre outros projetos. Nosso ponto de inovação é tentar contribuir com esse debate utilizando uma linguagem mais próxima do cidadão comum, trazendo conceitos, temáticas e assuntos muitas vezes discutidos apenas dentro das universidades.

 

Foto: Iago Maia. 2019.